Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
6 de janeiro de 2011
|
13:24

45 dias depois da invasão no Complexo do Alemão, governo do RJ ocupa novas favelas

Por
Sul 21
[email protected]
45 dias depois da invasão no Complexo do Alemão, governo do RJ ocupa novas favelas
45 dias depois da invasão no Complexo do Alemão, governo do RJ ocupa novas favelas
Agência Brasil
Complexo do Alemão: tomado pelas forças de segurança / Foto: Agência Brasil

Rachel Duarte

Pouco mais de um mês depois da invasão pelas forças de segurança da Vila Cruzeiro e do complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o governo carioca segue investindo em ações sociais para manter as comunidades afastadas do crime. Paralelo a isso, o poder público amplia a atuação em territórios invadidos para alcançar a meta de pacificar 40 locais até 2014.

As comunidades dos morros do Quieto e de São João, na zona norte do Rio, serão ocupadas a partir de hoje (6) pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), como primeiro passo para a implantação de uma nova Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo governador Sérgio Cabral, após participar da inauguração de uma agência bancária na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. As duas comunidades ficam no outro lado do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, onde uma UPP foi implantada em novembro de 2010.

Cabral também disse que o Rio terá novas comunidades pacificadas este ano. Ele, contudo, não quis adiantar quantas e nem os locais onde as UPPs serão implantadas. “Não posso falar tanto. Aí vou dar um drible a mais e não posso. Tenho é que cruzar a bola porque o artilheiro é o Beltrame”, afirmou numa referência ao secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Na manhã de hoje (6), o Bope começou a ocupar três morros do Engenho Novo, na zona norte do Rio, a fim de instalar UPPs nos morros Quieto, Matriz e João. Aproximadamente 200 policiais, entre oficiais e praças, participam da operação. Eles utilizam blindados do Bope, retroescavadeiras e um caminhão para a remoção dos obsáculos.

O Rio já tem 13 UPPs instaladas e o plano do governo do estado é de pacificar 40 comunidades, dominadas por traficantes ou por milicianos, até a Copa do Mundo de 2014.

O Rio depois da pacificação do Alemão

Além de sucessivas visitas do governador, uma delas acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as comunidades do Complexo do Alemão passaram a receber mais atenção e investimentos do governo carioca.

Antes de completar um mês da invasão das forças de segurança, os moradores ganharam uma sala de cinema, a primeira de projeção construída em uma favela do Rio. O CineCarioca, como foi chamado, tem programação para todas as idades, inclusive com exibição de lançamentos de grande apelo popular tanto nacionais quanto internacionais. Moradores do complexo do alemão e adjacências, estudantes, professores, idosos e portadores de necessidades especiais pagam meia-entrada em todas as sessões.

Outra ação, mas de médio prazo, foi a implantação de um dos projetos do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Justiça Comunitária. Uma pesquisa etnográfica encomendada pela Secretaria carioca de Assistência Social e Direitos Humanos identificou que pequenos conflitos ganharam maior visibilidade em áreas onde há tráfico de drogas ou a milícia deixou de arbitrar as regras da vida comunitária.

André Gomes de Melo
Foto: André Gomes de Melo

O programa pretende democratizar o acesso à justiça por meio da participação de moradores como mediadores dos conflitos. É uma iniciativa que vai facilitar o diálogo entre o direito formal e as regras e dinâmicas comunitárias de resolução de conflitos. Os primeiros núcleos do Justiça Comunitária serão instalados na Cidade de Deus e no Complexo do Alemão. A capacitação dos 30 mediadores está prevista para ocorrer ainda em janeiro e os atendimentos devem começar em fevereiro.

O governo do estado do Rio de Janeiro tem previsão de investir ainda R$ 150 milhões na construção de 15 creches, duas escolas, três clínicas da família, além de obras de pavimentação urbana e iluminação no Complexo do Alemão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora