Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
30 de dezembro de 2010
|
12:04

Termina hoje prazo para eleitor que não votou no segundo turno apresentar justificativa

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Termina  nesta quinta-feira (30) o prazo para apresentação de justificativa para aqueles que não votaram no segundo turno das eleições de outubro. A justificativa de ausência tem que ser apresentada à Justiça Eleitoral. Em todos eles o horário de atendimento é das 13h às 19h. A Central de Atendimento ao Eleitor,em Porto Alegre, atende na avenida Padre Cacique 96, até às 19h desta sexta-feira (30).

Para justificar a ausência, o eleitor deve obter via internet o formulário preenchendo o nome completo, endereço, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor e o motivo da ausência do voto. O eleitor precisa também apresentar documento oficial que comprove sua idade.

Aqueles eleitores que estavam fora do país na data do segundo turno terão 30 dias após a volta ao Brasil para regularizar sua situação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, aquele que não justificar a ausência até hoje pagará a multa de R$ 3,50. E, enquanto não for ao cartório eleitoral para fazer a regularização, ficará impossibilitado de retirar passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em escola pública, e, se for funcionário público não receberá salários.

O eleitor que não votar em três eleições seguidas, contando os dois turnos, e ainda não justificar ou não pagar multa, terá seu registro cancelado no Tribunal Eleitoral.

Com informações da Agência Brasil e  Tribunal Regional Eleitoral do RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora