Noticias|Últimas Notícias>Política
|
31 de dezembro de 2010
|
17:24

Tarso passa reveillon em casa e toma posse na manhã deste sábado

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Com o roteiro do cerimonial de posse definido, o futuro governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), aguarda em casa a virada do ano. Na sua residência, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, Tarso irá receber, na noite desta sexta-feira (31), amigos e pessoas mais próximas. Alguns companheiros da política e do seu futuro governo também devem brindar o reveillon com o governador eleito a chegada de 2011.

No primeiro dia do novo ano, a sessão de posse do futuro governo ocorre a partir das 8h15, na Assembleia Legislativa. O presidente da AL, Giovani Cherini, receberá Tarso e o futuro vice-governador eleito, Beto Grill, na entrada do Parlamento gaúcho. Às 8h30 começa a cerimônia que, de acordo com o artigo 53 da Constituição Estadual, fica a cargo do Parlamento. Ao final, Cherini acompanha Tarso e Beto até o Palácio Piratini.

Às 9h30 tem início a transmissão de cargo ao governador e ao vice-governador eleitos. A governadora Yeda Crusius (PSDB) receberá a ambos e as suas esposas na entrada do Palácio e os conduzirá até seu gabinete. Tarso Genro e Beto Grill assinarão o termo de transmissão após a leitura do mesmo pelo Mestre de Cerimônias, no Salão Negrinho do Pastoreio. A governadora fará seu discurso de despedida e, na sequência, Tarso falará aos presentes. Ele adiantou que não escreverá o discurso. Vai falar de improviso. Cerca de 500 pessoas entre familiares e integrantes do atual e futuro governo, além da imprensa, participam da cerimônia. Após as falas, Tarso Genro leva a já ex-governadora Yeda Crusius até a porta do Palácio. Ao final, ocorrerá a posse do Procurador Geral do Estado, do Chefe da Casa Militar e dos secretários. O governador, neste momento já empossado, deve se dirigir à sacada do Palácio Piratini para acenar ao público.

Tarso Genro se retira imediatamente após o final da cerimônia e desloca-se para Brasília, onde acompanha a possa de presidente eleita Dilma Rousseff.

Primeiro dia no Piratini

O primeiro dia de trabalho de Tarso Genro e sua equipe, segunda-feira (3), ainda está sendo organizado, mas, algumas medidas imediatas já estão previstas para serem anunciadas. A agenda de Tarso será dividida com os futuros secretários que estão preparando uma pequena solenidade para a transmissão de cargo. Às 11 horas, no Centro Administrativo, acontece a transmissão de cargo do atual secretário de Administração, Elói Francisco Pedroso Guimarães, para a futura titular da pasta Stela Farias. Às 14h30 está prevista a transmissão do comando da Polícia Civil e, às 18h30min, o futuro secretário de Segurança Pública, Airton Michels assumirá a pasta no lugar do general Edson de Oliveira Goularte.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora