Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
30 de dezembro de 2010
|
11:50

Saiba o que funciona no feriado do final de ano

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os moradores que ficaram em Porto Alegre para as festas de final de ano,  já notaram que a cidade está fora de sua rotina normal. O trânsito está mais liberado, não há tantos carros nas ruas. Além dos feriados em que muitos aproveitaram para ir para a praia ou interior, há as férias nas escolas e universidades e o recesso do judiciário, que reduziram o número de veículos em 40%.

Com o número menor de pessoas na cidade, os serviços também estão reduzidos nestes dias. Os bancos, por exemplo, trabalham hoje normalmente e depois só abrem na segunda-feira.  Os Correios trabalham até o meio-dia de sexta-feira e só reabrem na segunda, dia 3  de janeiro. O mesmo acontece com a Prefeitura de Porto Alegre. O único serviço municipal que não interrompe suas atividades é a coleta de lixo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa que vai trabalhar normalmente na sexta-feira, dia 31 e também no sábado, dia 1º de janeiro de 2011.

Os supermercados encerram suas atividades mais cedo no último dia do ano. A rede Zaffari e Bourbon abrem às 7h30 e encerram às 20h no dia 31. No sábado, 1º, estará fechada. As lojas da Rede Nacional abrem às 7h e fecham às 19h desta sexta-feira. No primeiro dia do ano não funcionarão.

Os grandes shoppings da cidade têm horários específicos. O Total, por exemplo, vai funcionar das 10h às 18h de amanhã e no sábado, dia 1º, estará fechado, inclusive na sua área de alimentação. O Praia de Belas, por sua vez, opera das 10h às 16h amanhã e no sábado abre ao meio-dia e encerra às 18h. No Barra Shopping, na zona sul da cidade, amanhã abre às 11h e fecha às 18h e no dia 1º será opcional. O lojista que desejar, poderá trabalhar.

As lojas do centro da cidade estarão todas fechadas no dia 1º de janeiro e na sexta-feira operam até às 18h. O Mercado Público trabalha, nesta sexta-feira, até às 16h e no dia 1º de janeiro estará fechado. O mesmo ocorre com o Shopping do Porto (Camelódromo), no centro da cidade.

A EPTC vai atender pelo telefone 118 durante as 24 horas de todos os dias do feriado do dia 1º e também no domingo, dia 2. Nas principais saídas da cidade, nesta sexta-feira, a empresa vai colocar 160 agentes para orientar o trânsito. A EPTC informa também que a frota de ônibus de transporte coletivo da cidade vai operar com número reduzido de veículos.

A Prefeitura informa ainda que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) só vai atender casos de risco de vida. Vai atender pelo telefone 192. Os demais serviços de saúde do município não vão operar a partir do meio dia de sexta-feira. Já a Defesa Civil do município atenderá 24 horas em todos os dias podendo ser acionada pelo telefone 3268.9026.

E aqueles que desejarem passar a virada de ano na Usina do Gasômetro, o Réveillon começa às 9 da noite com show de samba de raiz com Gafieira Ziriguindum. Às 22h30, os Chimarrutz tomam conta do palco e vão até a virada de ano, que terá ainda espetáculo de 12 minutos com fotos de artifício.

Com informações do CP e prefeitura de Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora