Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
20 de dezembro de 2010
|
17:11

Porto Alegre e Guaíba serão ligadas por transporte hidroviário em 2011

Por
Sul 21
[email protected]
Governadora Yeda Crusius assina contrato / Foto: Divulgação Palácio Piratini

Jorge Seadi

Em 90 dias Porto Alegre estará ligada com a cidade de Guaíba através de transporte hidroviário. O contrato foi assinado hoje (20), pela mannhã, entre o governo do Estado e a empresa vencedora da licitação, a Ouro e Prata. A travessia entre Porto Alegre e Guaíba será feita por um barco do tipo catamarã com dois cascos e 18 metros de cumprimento. Ele foi testado no Rio Jacuí. O barco tem 120 lugares com poltornas estofadas, televisões de LCD e ambiente climatizado.

A travessia será realizada em 20 minutos com saída a cada 30 minutos. Segundo o diretor da Ouro e Prata, Hugo Fleck, o barco tem radar, GPS, sonar e iluminação para viagens noturnas. A empresa já opera um serviço similar no Amazonas há quatro anos, sem qualquer acidente.

Segundo Fleck, o preço da passagem deverá ser semelhante ao cobrado pelo serviço rodoviário e terá como grande vantagem a duração da viagem e a chegada ou partida no galpão 3 do cais do porto. O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, exaltou o serviço, dizendo que “hoje o morador de Guaíba tem uma via só, uma estrada com uma ponte elevadiça que, muitas vezes, tranca”. O contrato foi assinado depois que a governadora Yeda Crussius e outras autoridades fizeram a travessia que durou 24 minutos. O serviço começa a funcionar em março de 2011.

 Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora