Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
15 de dezembro de 2010
|
12:51

Os serviços das companhias aéreas e dos aeroportos brasileiros em discussão em Brasília

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A falta de estrutura dos aeroportos brasileiros será tema de encontro da Associação Brasileira das Empresas Aéreas de Transporte Regional (Abetar) que se realiza hoje e amanhã em Brasília. O encontro tem por objetivo encontrar soluções para os problemas atuais, como restrições nos pátios e terminais, e projetar as demandas para a Copa de 2014 e Olímpiada 2016.

Segundo o presidente da Abetar, Apóstele Lázaro Chryssafidis, explicou que o encontro deste ano só vai discutir a falta de infraestrutura dos aeroportos do país. Ele afirma que o Congresso, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil, vai discutir “não só os problemas dos grandes aeroportos, mas também dos aeroportos regionais”.

O presidente da Abetar reconheceu que os aeroportos brasileiros “têm vários problemas, não apenas um”. Citou o exemplo do aeroporto de Brasília que tem tem restrições “no pátio e no terminal de passageiros”. É a mesma dificuldade do Aeroporto Internacional Salgado Filho que ainda precisa ampliar a pista em 980 metros (0bra prometida desde 1998) e que foi obrigado a reativar o antigo terminal de passageiros para alivar o terminal atual que já está com sua capacidade totalmente esgotada.

Apóstele diz que é preciso melhorar “o que já existe” sem precisar projetar novos aeroportos. Ele reafirma que para a construção de novos aeroportos “é preciso mudar a legislação e incluir a iniciativa privada para participar das obras”.

Participarão das reuniões da Abetar, presidentes de companhias aéreas, técnicos do setor, secretários de turismo de vários estados e fornecedores das empresas.

Azul começa a operar no terminal 2 do Salgado Filho

Uma das consequências do esgotamento do Aeroporto Salgado Filho  foi a reabertura do terminal antigo, desativado desde a inauguração do novo terminal. Hoje, a empresa Azul passou a utilizar o velho terminal para check-in. Na semana  passadam, a WebJet já tinha feito o mesmo. Segundo o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, somente as duas companhias vão movimentar 4 mil passageiros por dia.

Os passageiros destas duas companhias devem entrar o Terminal 2 do Salgado Filho pela avenida dos Estados, logo depois do viaduto Leonel Brizola.  Em frente, foram abertas 400 vagas de estacionamento descoberto.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora