Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
21 de dezembro de 2010
|
12:09

O verão começa hoje e promete ser seco e com temporais no RS

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O verão começa oficialmente às 21h38 desta terça-feira (21) com a promessa de tempo seco provocado pelo La Niña — fenômeno que provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico — e também com temporais isolados. O fenômeno, que ocorre no Oceano Pacífico, alterará a circulação dos ventos e diminuirá a umidade na região sul, segundo os meteorologistas.

As previsões dizem ainda que haverá temporais nas diversas regiões do Estado, entre períodos de estiagem. As chuvas ficarão dentro da média prevista para esta época do ano. Fevereiro e março serão os meses mais secos, mas com fortes precipitações súbitas de chuvas, com possibilidades de granizo. O Rio Grande do Sul também poderá ter períodos de entrada de frentes frias com quedas bruscas de temperatura, como o ocorrido na semana passada.

O último verão foi marcado por fortes chuvas com alagamentos em São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em janeiro de 2010, o país sofreu a influência do El Niño, que provoca o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Neste verão, o efeito é exatamente contrário, pois La Niña, com o esfriamento das águas das Pacífico, causa posterior seca no país.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora