Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
8 de dezembro de 2010
|
21:16

Novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue é confirmado no Brasil

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Um novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue – o chikungunya – foi confirmado em três casos no Brasil. É a primeira vez que isto acontece. Este vírus encontrado normalmente na África e no Sudeste asiático, não é letal, mas é caracterizado por febre e fortes dores nas articulações que duram até seis meses.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados três casos, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro entre os meses de agosto e outubro. Os infectados contraíram o vírus no exterior: dois na Indonésia e uma mulher na Índia. Giovanini Coelho, coordenador do Programa de Combate à Dengue do Ministério da Saúde, disse que “o vírus ainda não circula no país, mas isto poderá acontecer”.

O grande medo das autoridades sanitárias é que alguém que venha do exterior com o vírus e seja picado pelo mosquito Aedes aegypti e este vírus se alastre pelo país. Na próxima semana, o Ministério da Saúde distribui um guia de orientação sobre o vírus aos postos do SUS (Sistema Único da Saúde) do país. O Ministério da Saúde disse também que nas áreas em que os três infectados circulam será feito um trabalho de combate ao mosquito que transmite a dengue.

Com informações da Folha de São Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora