Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
30 de dezembro de 2010
|
15:54

Novo documento de identidade será lançado hoje em Brasília

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Registro de Identidade Civil (RIC), que substituirá o atual RG, será lançado hoje, no Salão Negro do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Lula, do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, entre outras autoridades. A carteira de identidade (RG) continuará válida até que todos os brasileiros tenham sido recadastrados, informa o Ministério da Justiça.

O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip com informações como as impressões digitais do titular, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local e data da expedição, data de validade do cartão além de dados referentes a outros documentos, como CPF e título de eleitor.

Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único baseado nas impressões digitais constantes no Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que estará integrado com as bases de dados do Distrito Federal e dos estados.

Os primeiros 2 milhões de brasileiros que vão receber o novo RIC, em uma primeira etapa, serão das cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nisia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins). O governo vai bancar os custos de R$ 90 milhões destes primeiros RIC. O Ministério da Justiça prevê a implantação total do novo mecanismo de registro em nove anos, em várias etapas.

Com informações ClicaBrasília.com.br


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora