Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
8 de dezembro de 2010
|
12:31

Indústria da construção civil bate recorde no último ano do governo Lula

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O governo Lula está terminando o mandato com um recorde na construção civil: o crescimento de 11%, índice só alcançado no Plano Cruzado, em 1986. O Sinduscon, sindicato da construção civil, projeta para o ano que vem uma redução, com o crescimento chegando a 6%.

Segundo Ana Maria Castelo, da Fundação Getúlio Vargas, “é um retorno a um dígito, mas não se pode dizer que é ruim porque a base é muita alta”.

Segundo o Sinduscon, a redução no crescimento prevista para o ano que vem se justifica pela falta de mão de obra, terrenos centrais e financiamentos de longo prazo para manter a taxa de crescimento. “2010 põe fim a um ciclo de expansão do setor que usou mais e melhor o que existia. Este modelo de crescimento lastreado na estrutura atual está no limite”,  diz Eduardo Zaidan, diretor de economia do Sinduscon, São Paulo. Eduardo faz um alerta: “ou o país encotra um novo patamar no ano que vem ou decresce”.

Já o Sinduscon do Rio Grande do Sul diz que é preciso encontrar outras fontes de financiamento para a construção civil. Mauro Touguinho, vice-presidente do Sinduscon/RS, diz que em “países com volumes menores de financiamento,  o mercado tem grande dependência do governo na disponibilização de recursos. O Brasil é um deles e, por isso, 97% das fontes de financiamento do crédito imobiliário são oriundas do FGTS e da poupança”.

Com informações da Folha de São Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora