Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
15 de dezembro de 2010
|
16:12

Greve geral e protestos agitam a capital da Grécia

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Esta quarta-feira (15) foi de protestos em Atenas, capital da Grécia, contra as medidas de austeridade fiscal tomadas pelo governo como contra partida pelo empréstimo da União Europeia. A polícia usou gás lacrimogênio contra os manifestantes que jogaram bombas caseiras contra dois hoteis de luxo em frente ao Parlamento. Horas antes, os parlamentares aprovaram os cortes de gastos propostos pelo governo para atender as condições impostas ao receber o empréstimo de 110 bilhões de euros, em maio passado, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia.

A marcha de protesto reuniu 20 mil pessoas, segundo a polícia, e quando chegou no Parlamento cerca de 200 manifestantes atingiram o ex-ministro conservador Kostis Hatzidekis com paus e pedras. O ex-ministro ficou com o rosto ensanguentado antes de buscar refúgio em um prédio próximo ao Parlamento.

Com ampla maioria na Câmara dos Deputados, o governo socialista não deve retroceder nas medidas que cortaram salários de empresas estatais de ônibus e ferrovias.

Em consequência da onda de protestos ministérios fecharam por falta de funcionários, hospitais atenderam com número mínimo de enfermeiros e navios ficaram parados no porto. Com o transporte público parado, as ruas ficaram congestionadas e mais pareciam estacionamentos. As emissoras de rádio e TV também não operaram.

Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora