Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
9 de dezembro de 2010
|
14:01

Ex-presidente francês Jacques Chirac será julgado em março

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Caso único na Quinta República francesa: o ex-presidente Jacques Chirac será finalmente julgado, em março, por acusações de desvios e escândalos político-financeiros durante seu governo na prefeitura de Paris, entre 1977 e 1995.

Chirac foi prefeito de Paris por 18 anos. Entre 1986 e 1988, deixou a prefeitura provisoriamente a cargo a um homem de confiança, mas continuou sendo o “homem forte” da capital francesa. Sua longa gestão na prefeitura deixou uma sequência de escândalos que não puderam ser julgados porque Chirac foi presidente da França entre 1995 e 2007. Enquanto ocupou o cargo, Chirac teve imunidade e não pode ser julgado.

Depois de deixar a presidência, juizes voltaram à carga relacionando uma série de escândalos: empregos fictícios, comissões ilegais e financiamento ilegal do seu partido, além de outras acusações. Sem outros empecílios, os juizes conseguiram, finalmente, marcar o julgamento do ex-presidente para março do ano que vem. Será julgado por crimes cometidos entre o final dos anos 80 e os primeiros anos da década de 90, no século passado.

É um caso inédito na história da França. Chirac completou 78 anos em 29 de novembro passado. Teve uma grande carreira política e uma das mais importantes da França. Foi Valéry Giscard d’Estaing, adversário político de Chirac e também ex-presidente, quem disse que Jacques Chirac terminaria assim,  no banco de réus.

Com informações do ABC.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora