Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
14 de dezembro de 2010
|
13:29

Confronto entre polícia e manifestantes contra o governo Silvio Berlusconi no centro de Roma

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A polícia italiana e manifestantes que protestam contra o governo Silvio Berlusconi se enfrentaram em frente ao Congresso italiano, na praça Veneza, centro de Roma. Os agentes policiais atacaram fortemente os estudantes, que romperam o isolamento policial em torno do Palácio Madama, sede do Congresso italiano. Os estudantes atiraram pedras e tinta contra as paredes do prédio.

Os jornalistas que se dirigiam à sede do Senado para a cobertura da votação da moção contra Berlusconi (o primeiro ministro ganhou um voto de confiança no Senado e também na Câmara dos Deputados) e das manifestações dos estudantes também foram rechaçados pela polícia.

Durante a luta, os manifestantes se espalharam pelas ruas próximas ao Senado. Por ordem policial, todas as janelas e portas da casa parlamentar foram fechadas e os senadores não puderam sair.

O mesmo aconteceu nas proximidades da Câmara dos Deputados, com os estudantes fazendo manifestação igual contra a moção de apoio ao primeiro ministro Silvio Berlusconi.

Milhares de pessoas também protestaram em várias cidades italianas como Milão, Turim, Palermo, Catania e Bari. Em Palermo, estudantes bloquearam o aeroporto da cidade. Em Milão, os protestos aconteceram em frente a Bolsa de Valores. Os estudantes chamavam os deputados e senadores de “ladrões e mafiosos”.

Com informações do El Mundo

Matéria relacionada: Berlusconi recebe voto de confiança do Senado a da Câmara italianas


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora