Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de dezembro de 2010
|
15:00

Brasil e Estados Unidos definem “céu aberto” a partir de 2015

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Em quatro anos terminam as restrições de voos entre Brasil e Estados Unidos. A partir de 2015 as companhias aéreas dos Estados Unidos e do Brasil definirão quantos voos farão ligando os dois países. Hoje, este número é definido em um acordo bilateral entre os dois países. São 154 voos semanais para empresas americanas e igual número para as companhias brasileiras.

O novo acordo prevê redução gradual das restrições a cada ano até “zerar” em 2015. O acordo prevê a mesma liberdade para voos de cargueiros. A única restrição é a impossibilidade das empresas americanas fazerem voos domésticos no Brasil.

Em 2011, as empresas poderão fazer mais 14 voos com o Rio de Janeiro como destino e outras 14 poderão partir de qualquer capital brasileira, exceto São Paulo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) São Paulo foi retirada por causa das deficiências de infraestrutura. O mesmo acordo com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos prevê novas frequências para São Paulo a partir de 2013 se, até lá, forem resolvidos os problemas de infraestrutura dos aeroportos paulistas.

Depois dos Estados Unidos, a Anac vai fazer acordos de “céu aberto” com os países europeus. A Agência Nacional espera que estas medidas beneficiem os passageiros brasileiros com a criação de novas rotas partindo de diversas capitais brasileiras, com maior oferta de lugares e preços mais baixos.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora