Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
8 de novembro de 2010
|
19:13

Presidente Lula vai apelar aos países do G20 pelo fim da guerra cambial

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O G20, grupo de presidentes das vinte maiores potências econômicas, reúne-se a partir do dia 11, em Seul, capital da Coreia do Sul. Neste encontro, o presidente Lula disse que vai apelar aos seus colegas para que “acabem com a guerra cambial”. Segundo o presidente brasileiro, os incentivos fiscais dos Estados Unidos e da China estão provocando a desvalorização do dólar, prejudicando economias como a brasileira.

Em seu programa semanal de rádio, Lula disse que “todo mundo sabe que a desvalorização das moedas chinesa e americana está provocando um desequilíbrio no comércio mundial”. Há vários dias o presidente Lula vem dizendo que a política economica destes dois países e a da Coreia do Sul, desvalorizando suas moedas, estão prejudicando as exportações de outros países, inclusive do Brasil.

O presidente Lula descartou a desvalorização do real para recuperar a competividade no exterior, dizendo que a política cambial do seu governo é a do dólar flutuante. Por isso, o governo brasileiro tomou algumas medidas como o aumento do IOF para investimentos estrangeiros no país, na tentiva de evitar uma valorização ainda maior da nossa moeda.

O presidente Lula chega a Moçambique nesta segunda-feira para uma última visita oficial como presidente do Brasil. Na quarta-feira (10) ele viaja para Seul para a reunião com o G20. Lá, vai se encontrar com Dilma Rousseff, convidada oficial do G20.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora