Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
7 de novembro de 2010
|
18:40

Obama pede que Índia e Paquistão trabalhem juntos contra o terrorismo

Por
Sul 21
[email protected]

Nubia Silveira

O presidente norte-americano, Barack Obama, chegou neste sábado (6) na Índia, onde permanecerá por três dias. Seu primeiro ato foi uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas ao hotel Taj Mahal, na capital econômica do país, Mumbai, em 2008. Neste domingo (7), Obama pediu que a Índia e o seu vizinho Paquistão superem suas divergências e trabalhem juntos no combate ao terrorismo.

“O Paquistão progride contra o câncer do extremismo, mas os avanços não são tão rápidos como gostaríamos”, disse o presidente dos Estados Unidos, no seu segundo dia de visita a Mumbai. Apesar dos desentendimentos entre os dois países, que já travaram três guerras desde 1947, Obama se mostra esperançoso. “Minha esperança é que, com o tempo, a confiança se desenvolva entre os dois países, que o diálogo comece talvez com temas menos controvertidos para ir até pontos mais controvertidos”, disse ele a uma plateia, formada pelos estudantes da Universidade San Javier da capital econômica da Índia.

Acompanhado pela primeira-dama Michelle, Obama quebrou o protocolo antes de chegar na universidade e dançou com os estudantes que celebravam a festa hindu das luzes, a Diwali.

Estados Unidos e Índia deverão assinara acordos comerciais de US$ 100 bilhões.

Com informações da Folhaonline


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora