Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
12 de novembro de 2010
|
19:18

MPF vai investigar fraude no banco Panamericano

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou nesta sexta-feira (12) que vai investigar se houve crime na fraude do Banco Panamericano e vai acompanhar a fiscalização do Banco Central na instituição. Os procuradores da República, Rodrigo Fraga Leandro e Anamaria Osório, serão os responsáveis pela investigação. Na quarta-feira (10) o Banco Central informou ao Ministério Público Federal que havia indícios de crime no caso do banco.

O Banco Central descobriu que o Panamericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições financeiras, mas continuou contabilizando estes recursos como parte de seu patrimônio. O problema foi verificado há alguns meses e houve uma negociação para evitar a quebra da instituição financeira porque o rombo era bilionário.

A quebra foi evitada depois que o grupo Silvio Santos ofereceu suas empresas como garantia para um empréstimo de 2,5 bilhões de reais junto ao Fundo Garantidor de Créditos. Não houve uso de recursos públicos porque o Fundo é privado. A Caixa Econômica Federal, que comprou 49% das ações do Banco pouco antes do estouro da fraude, também não teve prejuízos porque não colocou dinheiro na instituição.

Com a nova diretoria integrada por funcionários da própria Caixa, os 51% que pertecem a Holding SS serão colocados a venda. A CEF está procurando um interessado no negócio. Outra alternativa é o próprio Silvio Santos negociar ativos do seu grupo para “fechar o buraco”. No mercado, circula informação de que o SBT poderá ser vendido. A rede de televisão, o negócio mais saliente de Silvio Santos, deve terminar o ano de 2010 com um prejuízo de 40 milhões de reais.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora