Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
12 de novembro de 2010
|
17:41

Enem provoca “guerra de ações” da Justiça Federal

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Inconformado com a decisão do desembargador Luiz Alberto Gurgel, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª região de Recife, que cancelou a liminar que suspendia o Enem, o procurador da República do Ceará, Oscar Costa Filho, vai acionar o pleno para suspender a decisão do desembargador.

“Vamos pedir que a decisão do desembargador seja analisada pelo pleno do Tribunal Federal”, argumentou o procurador, que quer conversar com Luiz Alberto Gurgel. Ele disse agora à tarde que o desembargador conversou com o ministro da Educação, Fernando Haddad, esta manhã, e que deve recebê-lo pelo princípio da igualdade. O objetivo, segundo o procurador, é restaurar a suspensão das provas do Enem que havia sido determinada pela juiz Karla de Almeida, da 7ª Vara de Fortaleza na segunda-feira passada.

O procurador da República do Ceará fez críticas duras ao MEC dizendo que “está havendo distorção nas informações”. Costa Filho disse também que “não há segurança na proposta do MEC”.

O Ministério da Educação pretende realizar a nova prova do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro apenas para os alunos que receberam  provas com erro de impressão e não conseguiram trocá-la de imediato. O MEC argumenta que o sistema utilizado pelo Enem, chamado de Teoria da Resposta ao Item, permite a elaboração de provas diferentes para o mesmo exame. O procurador da República do Ceará diz que “equivalência não quer dizer igualdade”.

A ação movida pela Justiça Federal do Ceará continua tramitando. Para o procurador, os danos apresentados nas provas do último final de semana “são insanáveis”.

Com informações da Folha de São Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora