Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
26 de novembro de 2010
|
12:37

Coreia do Sul já tem novo ministro da Defesa e Norte usa artilharia no Mar Amarelo

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A Coreia do Norte usou a artilharia, esta manhã, no Mar Amarelo, próximo a ilha de Yeonpyeong, atingida segunda-feira por bombas norte-coreanas. Aparentemente, foram tiros de treinamento, diz fonte do Ministério de Defesa da Coreia do Sul. Segundo a mesma fonte, vários tiros foram ouvidos entre meia noite e 3h da manhã, horário de Brasília. A emissora de televisão YTN informou que os poucos habitantes que permanecem  ilha foram para abrigos subterrâneos.

O assessor de segurança nacional, Lee Hee-won, será o novo ministro da Defesa da Coreia do Sul. Ele substitui Kim Tae-young que renunciou depois que a oposição criticou a falta de reação sul-coreana ao ataque da Coreia do Norte, segunda-feira passada, contra a ilha de Yeonpyeong, com a morte de dois civis e dois militares, além de 18 feridos. O ataque norte-coreano foi causado pelos exercícios militares americanos e sul-coreanos na região da ilha.

Lee Hee-won é um general reformado que desde maio ocupava cargo de assessoria ao presidente Lee Myung-bak, de acordo com a agência local Yonhap. A mesma fonte informa que a indicação ainda não foi oficializada.

Apesar de ter chegado ao poder em fevereiro de 2008 com a promessa de utilizar mão forte contra a Coreia do Norte, a administração Myung-bak é acusada de ter uma política frouxa contra as agressões do país comunista. A oposição lembra que Seul não reagiu quando, em março, a Coreia do Norte afundou um barco de guerra sul-coreano, matando 43 militares.

Nesta quinta-feira, o governo de Seul confirmou importante reforço militar na ilha de Yeonpyeong,  região disputada entre as duas Coreias desde a guerra do começo  dos anos 50. A ilha, que fica no Mar Amarelo, a 11 Km da costa da Coreia do Norte, tem 1500 habitantes, a grande maioria pescadores de caranguejo. Os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e Coreia do Sul ocorrerão com maior intensidade ainda na próxima semana.

Com informações da ABC News


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora