Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
12 de novembro de 2010
|
13:09

CEF busca comprador para parte de SS no banco PanAmericano

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A Caixa Econômica Federal (CEF) procura comprador para a parte de Silvio Santos no Banco PanAmericano. A CEF tem 49% das ações e agora quer um comprador para os outros 51% que pertencem a Holding SS.  A venda será necessária para Silvio Santos quitar o empréstimo de 2,5 bilhões de reais junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garantiu a salvação da instituição.

“No momento, não existe a hipótese de a Caixa vender a sua participação. O fato de o banco ser acionista é uma garantia para os investidores privados. Se o grupo SS cumprir o que foi acertardo, os acionistas não terão prejuízo, explicou uma fonte envolvida no negócio.

Na quinta-feira, a CEF informou que as contas do banco foram aprovadas depois de auditoria realizada por ela e por outras empresas como o Banco Fator, contratado para fiscalizar e analisar as contas do Panamericano. Por isso, a Caixa não vai acionar ninguém por causa do relatório positivo e também porque não houve prejuízo para os acionistas.

A venda dos 51% do banco que pertencem ao grupo Silvio Santos será negociada pela nova diretoria do Panamericano, agora com diretoria formada por funcionários da CEF. As mesmas fontes dizem que a venda é a maneira mais rápida para arrecadar dinheiro. No ano passado, o banco foi avaliado em 2 bilhões de reais. É a parte mais rentável do grupo do apresentador já que o SBT, por exemplo, deve encerrar o ano com um prejuízo de R$ 40 milhões.

A fraude sofrida pelo PanAmericano foi levantada pelo Banco Central há cinco semanas. O problema foi verificado ao examinar as operações de crédito vendidas pela financeira do grupo Silvio Santos. Ao reconhecer as falhas, o apresentador e principal acionista do banco, Silvio Santos assumiu a decisão de salvar a instituição.

Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora