Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
9 de novembro de 2010
|
13:26

Brasil e México iniciam conversações para integração econômica

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os governos do México e do Brasil anunciaram o início de negociações para “uma integração econômica” que visa aumentar o comércio e os investimentos bilaterais.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o acordo será amplo, terá uma visão de longo prazo e inclui a redução de taxas de importação, além da assinatura de convênios, propriedade intelectual e direitos autorais.

Os dois países reconheceram os pontos frágeis de cada economia e acertaram um trato de respeito a estas fragilidades e também definiram que haverá redução das taxas cambiais para o comércio bilateral.

“Brasil e México estão certos de que o acordo não só vai aumentar o comércio entre os dois países como vai ajudar no desenvolvimento da América Latina e do Caribe, fortalecendo a competitividade e a presença regional nos mercados internacionais”, completou a nota oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

As negociações entre os dois países começaram em agosto do ano passado e, em fevereiro deste ano, em Cancun, os dois presidentes anunciaram o início formal do acordo que vai colocar como parceiros o Brasil, maior país da América do Sul com 185 milhões de habitantes e participante do Mercosul, e o México o segundo maior país da América do Norte com 105 milhões de moradores, que faz parta da Alca com Estados Unidos e Canadá.

Com informações do 2001.com.ve  e Ministério de Relações Exteriores do Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora