Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
11 de novembro de 2010
|
16:14

BC agiu no tempo certo no Banco Panamericano, diz Meirelles

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

“Não foi usado dinheiro público para resolver os problemas do Banco PanAmericano, do empresário Silvio Santos”. A afirmação é do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que acrescent0u que o Banco Central agiu no momento certo.

O grupo Silvio Santos, proprietário do banco, aportou R$ 2,5 bilhões para cobrir prejuízo causado por fraude contábil.

“Foi solucionado o problema sem uso de um centavo de dinheiro público. Foi preservado o patrimônio dos acionistas minoritários, da Caixa Econômica Federal e dos depositantes do banco. O Banco Central seguiu todas as normas legais, agiu ao tempo e à hora”, disse o presidente do Banco Central.  Meirelles lembrou que o BC pode decretar a liquidação como também pode determinar medidas preventivas. “O banco continua sua vida normal”, acrescentou o presidente do BC, lembrando que esta não é uma solução usual no mundo.  O presidente do Banco Cental disse também que a liquidação causaria prejuízos para todas as partes envolvidas.

O Banco Central descobriu há alguns meses que o PanAmericano vendeu carteiras de crédito e continuou contabilizando esses recursos como parte de seu patrimônio. Houve uma negociação, desde lá, para evitar a quebra da empresa porque o rombo era milionário.

O empresário Silvio Santos colocou suas empresas, entre elas o SBT, e seu patrimônio pessoal como garantia para o funcionamento do banco.

Com informações do UOL e do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora