Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
6 de outubro de 2010
|
16:34

Venezuela é o único país da América do Sul que continua em recessão

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A economia da América Latina e do Caribe vai crescer em média 5,7% em 2010, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI), que ainda projeta uma inflação de 6% para a região. A Venezuela é o único país da América Latina que continuará em recessão, de acordo com o boletim Perspectiva Econômica Mundial 2010 do Fundo Monetário Internacional. O país terá crescimento de apenas 0,5%.

O mesmo boletim diz que os números indicam que a “América Latina e o Caribe estão saindo da crise a uma velocidade maior que a esperada”. O ano passado apresentou crescimento negativo de 1,7%.

O Paraguai será o país com o maior crescimento da região, com 9%, seguido do Uruguai com 8,5% e o Peru com 8,3%.

Com 7,5% de crescimento este ano, o mesmo da Argentina, o Brasil se mantém como líder da região com um crescimento do PIB em torno de 10% desde o terceiro trimestre do ano passado.

A Venezuela aparece como o único país da América Latina em recessão com um crescimento negativo da economia, este ano, em -1,3% — e com projeção de apenas 0,5% de crescimento em 2011. Tem também a inflação mais alta da região, com 29,2% ao ano, seguida da Argentina com 10,6%.

O Peru, o Chile e a Bolívia são os países com a inflação mais baixa, apenas 1,7% ao ano.

O boletim do FMI faz um esclarecimento sobre o resultado da economia da Argentina dizendo que “segundo analistas particulares, o crescimento real é significativamente menor que a taxa oficial desde 2008 e que a inflação também é bem maior que a indicada pelo governo.

O FMI diz ainda que os países da América Latina vão continuar se beneficiando da alta demanda de Índia e China por matérias primas.

Com informações de El Universal


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora