Noticias|Últimas Notícias>Política
|
26 de outubro de 2010
|
23:46

Tarso convoca trabalhadores para o CDES

Por
Sul 21
[email protected]
Tarso convoca trabalhadores para o CDES
Tarso convoca trabalhadores para o CDES

Rachel Duarte

Tarso conversa com as centrais sindicais/Foto:Caco Argemi

Mais um passo na organização do futuro governo de Tarso Genro (PT-RS) foi dado nesta terça-feira, 26. O futuro chefe do executivo gaúcho conversou com os presidentes das Centrais Sindicais e representantes do cooperativismo. O governador convocou as entidades para enviar uma lista de nomes para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, órgão que deverá fazer a ligação entre as demandas da sociedade e ações do governo.  O futuro secretário que presidirá o órgão, Marcelo Danéris, estava presente no encontro.

Entre as entidades estavam a CUT, Força Sindical, Economia Solidária, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Nova Central Sindical, Fetag, Fecovinho. Os trabalhadores ligados aos setores da agricultura familiar, comércio e serviços, industriários, municipários e transportes apresentaram ao governador suas reivindicações. “É fundamental que, com o apoio do governo do Estado, se tenha um projeto que satisfaça a classe trabalhadora”, afirmou o diretor da Força Sindical do Estado, Claudio Correa.

As entidades ressaltaram a necessidade de regulamentação do Piso Regional – que no governo Yeda teve considerável redução e estava próximo de se equiparar ao salário mínimo- , da geração de emprego e renda, qualificação e formação profissional e a importância que a economia solidária deve adquirir no próximo governo, com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.

“Os trabalhadores do Estado não precisarão enfrentar barreiras da Brigada Militar para entrar no Palácio Piratini”, declarou Tarso Genro. O governador eleito salientou a importância do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social  no diálogo com a sociedade.  “Tudo que se faz de positivo, democrático e transformador no Estado brasileiro vem de fora pra dentro”, afirmou.

*Com informações da assessoria do futuro governador


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora