Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
6 de outubro de 2010
|
15:39

Resgate dos mineiros pode começar sexta-feira

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A perfuradora que está mais adiantada no trabalho de resgate dos mineiros chilenos soterrados desde o dia 5 de agosto, já ultrapassou os 500 metros e pode chegar até os mineiros na sexta-feira. O chefe da equipe de resgate, André Sougarret, disse que assim que a T-130 terminar a perfuração, “uma câmera de vídeo será colocada no túnel para uma revisão do trabalho e para saber se será necessário colocar uma tubulação para forrar o duto.

Se for necessário forrar o túnel, serão mais quatro dias de trabalho. “Caso não haja necessidade, o resgate começará imediatamente”, lembrou André Sougarret.

Os 33 mineiros estão soterrados a 700 metros de profundidade na mina São José, a 800 km de Santiago, desde o dia 5 de agosto. A operação de resgate vai utilizar uma cápsula de ferro com 60 cm de largura e demorará cerca de uma hora para retirar cada mineiro.  Antes de começar a operação, uma equipe de resgate vai descer até o refúgio a fim de orientar o grupo de como será feito o trajeto de 700 metros até a superfície.

Com informações do La Tercera


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora