Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
12 de outubro de 2010
|
14:38

Resgate de mineiros deverá ser antecipado para as 20h

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

Terminou o revestimento do poço de resgate com tubos metálicos por onde sairão os 33 mineiros soterrados há mais de dois meses nas minas de San José, no Chile.

Os tubos metálicos foram colocados nas zonas do túnel com maior risco de desprendimento de pedras. Os homens serão içados através de uma cápsula. Tendo em conta o final antecipado do revestimento do túnel, o resgate dos mineiros poderá ter seu início antecipado. As operações devem demorar cerca de três dias até que todos os 33 mineiros venham à superfície.

Também já é sabida a ordem pela qual os homens serão resgatados: primeiro serão os mais debilitados; os últimos serão o chefe do grupo, Luis Urzúa, e dois outros mineiros devido às suas competências na comunicação com a superfície.

O ministro ministro chileno de Mineração, Laurence Golborne, afirmou ontem que o resgate começaria à 0h de quarta-feira (horário de Brasília), mas devido ao avanço dos preparativos, os encarregados pela operação informaram que os trabalhos poderão ser iniciados por volta das 20h desta terça-feira.

Nas próximas horas, será feito o último teste da cápsula Fênix, que trará de volta os 33 trabalhadores. Se tudo ocorrer com normalidade, os quatro membros da equipe de resgate que ajudarão os mineradores na manobra de entrar na cápsula poderão descer até o local onde os trabalhadores estão.

René Aguilar, um dos responsáveis pelo resgate, disse que o resgate de cada minerador demorará 55 minutos: 20 para a cápsula percorrer os quase 700 metros até os trabalhadores soterrados, outros 20 minutos para a etapa de preparação de cada funcionário a ser resgatado, e mais 15 para o processo de subida.

Os especialistas envolvidos no projeto acreditam que o resgate acontecerá sem a necessidade de interrupções. Quanto à ordem de saída, repetimos, sabe-se apenas que o chefe de turno Luis Urzúa, 54 anos, será o último a sair, precedido pelo eletricista Pedro Cortés e de Ariel Ticona, que se encarregou das comunicações do grupo com a superfície.

Os três, junto com outros 14 trabalhadores, fazem parte do grupo dos “fortes”. Os cinco primeiros a descer fazem parte do grupo dos mais “hábeis”, liderado por Florencio Ávalos, de 31 anos.

O boliviano Carlos Mamani, 23 anos, único estrangeiro do grupo, sairá em terceiro lugar, e seu resgate deverá ser acompanhado pelo presidente de seu país, Evo Morales, que confirmou presença na mina San José.

O segundo contingente de saída, que inclui os mineradores mais fracos ou com problemas de saúde, é formado por 11 trabalhadores, entre os quais Mario Gómez, o mais velho (63 anos), que sofre de hipertensão, e José Ojeda, que tem diabetes. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegará à mina entre 18h e 19h (de Brasília), segundo fontes do Palácio de la Moneda.

Com informações do El Mercurio, Terra e ABola.pt


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora