Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
22 de outubro de 2010
|
19:00

Petrobras confirma reserva bilionária do campo de Tupi

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A Petrobras confirmou hoje (22), através da conclusão da perfuração do nono poço na área de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos, que o potencial de óleo leve e gás na região é de oito bilhões de barris.

O bloco está localizado a 270 km da costa do Estado do Rio de Janeiro. A Petrobras é a operadora com 65% de participação, a Galp Engenharia tem 5% e a BG Group tem 25%.

Segundo a estatal, o óleo possui excelente valor comercial. É considerado leve – 28º API. Quanto mais elevado na escala API, que vai até 40º, maior é a possibilidade de aproveitamento do óleo.

A nova perfuração confirmou que a espessura do reservatório chega a 128 metros, o que reduz a incerteza das estimativas de óleo e gás.

A chamada camada do pré-sal é uma faixa que se estende por 800 km, da costa de Santa Catarina até o estado do Espírito Santo. O petróleo encontrado nesta área está a uma profundidade superior a 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que conserva a qualidade do petróleo.

Estimativas apontam que, no total, a camada pré-sal pode ter aproximadamente 100 bilhões de barris o que colocaria o Brasil entre os 10 maiores produtores do mundo.

Com informações do UOL e Estado de São Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora