Noticias|Últimas Notícias>Política
|
13 de outubro de 2010
|
23:22

Governo Tarso fará intercâmbio com o RJ na área de segurança

Por
Sul 21
[email protected]
Governo Tarso fará intercâmbio com o RJ na área de segurança
Governo Tarso fará intercâmbio com o RJ na área de segurança
Marcos Benjamin/Divulgação
Tarso se reúne com o secretário de Segurança do Rio, Mariano Beltrame / Foto: Marcos Benjamin/Divulgação

Rachel Duarte

Em uma reunião de trabalho considerada muito produtiva, o governador eleito no Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Mariano Beltrame, definiram um intercâmbio para troca de experiências dos órgãos de segurança dos estados. O encontro entre Tarso e Beltrame ocorreu nesta quarta-feira, 13, na capital fluminense, onde o anfitrião apresentou o sistema de gestão da Secretaria e as metas estabelecidas pelo governo para diminuição dos índices de criminalidade no Estado.

“Os resultados são altamente positivos já que, atualmente, o Rio de Janeiro registra os melhores resultados dos últimos 20 anos na área de segurança pública. Mostra o êxito na aplicação das políticas públicas previstas no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania)”, ressaltou Tarso.

Dois anos depois de começar a aplicar as políticas de segurança previstas no Pronasci, o Rio de Janeiro já registra os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Justiça. O destaque é a consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora, que estabelecem o policiamento comunitário em localidades que antes eram conhecidas pelos conflitos diários e pela dominação de traficantes e milicianos.

Criador do Pronasci, quando era ministro da Justiça, Tarso pactuou com o gestor carioca que a partir de janeiro os órgãos que atuam na segurança dos dois estados irão estabelecer uma forte integração para troca de experiências nas áreas de policiamento, policiamento comunitário, investigação, inteligência, entre outras. “Este intercâmbio, a troca de experiências, servirá para fortalecer e integrar as nossas corporações”, garantiu o governador eleito.

Policiais gaúchos já são convidados para coordenar treinamentos em outros Estados. Nos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio, diversos gaúchos participaram do aparato de segurança. Por outro lado, os representantes do Rio de Janeiro podem colaborar na organização das Polícias Comunitárias em solo gaúcho.

Atualmente, existem 12 Unidades de Polícia Pacificadora distribuídas na capital fluminense. Com ações preventivas e a permanência nas comunidades, as UPPs se transformaram em referências para as populações que antes eram dominadas pelo crime organizado.

Política nacional de segurança reduz crimes no RJ

A avaliação do Pronasci no RS

Repressão & Prevenção

Outras agendas

Ainda nesta quarta-feira, 13, Tarso  participou de um seminário organizado pela OAB no Rio de Janeiro. Tarso acompanhou a palestra do juíz espanhol Baltasar Galzón. O ato faz parte da campanha da OAB-RJ em apoio à abertura dos arquivos da ditadura militar no Brasil.

Nesta quinta, 14, em Brasília, o governador participa de uma reunião com a coordenação de campanha da ex-ministra Dilma Rousseff.  A reunião está marcada para às 15 horas na Secretaria de Segunça do Rio de Janeiro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora