Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
22 de outubro de 2010
|
12:28

Estados Unidos querem que emergentes valorizem suas moedas

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os Estados Unidos desejam que os países emergentes, como Brasil e Índia, reduzam o superávit em conta corrente e permitam a valorização de suas moedas. A proposta foi apresentada em reunião dos líderes financeiros mundiais do G-20, nesta sexta-feira, na primeira de uma série de encontros para tratar da crise financeira mundial. Os Estados Unidos dizem que assim haveria neutralização de tensões que poderiam provocar guerras cambiais. Japão e Índia já se pronunciaram contra a proposta americana.

Em documento enviado ao G-20, o secretário do Tesouro americano afirma que “países com superávits persistentes deveriam comprometer-se a políticas estruturais, fiscais e cambiais para impulsionar as fontes domésticas de crescimento.” Em troca, os que têm grandes déficits orçamentários e comerciais como os Estados Unidos, adotariam “metas fiscais sustentáveis de médio prazo”.

Com países como Japão e Índia rejeitando a proposta, analistas dizem ser muito difícil que seja alcançado um acordo universal para lidar com desequilíbrios econômicos globais e combater as tentativas unilaterais de desvalorizar a moeda. O secretário americano chegou a propor que os países limitassem os superávits ou déficits em 4% do Produto Interno Bruto (PIB), mas a maioria dos integrantes do G-20 não aprovou a sugestão.

Com informações do Terra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora