Noticias|Últimas Notícias>Política
|
25 de outubro de 2010
|
20:39

Dilma lança 13 compromissos de governo e prioriza questões sociais

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, divulgou, no começo da tarde desta segunda-feira (25), um documento com 13 compromissos para um eventual governo. A divulgação ocorreu em um almoço com os presidentes dos partidos que integram a coligação, em um hotel de São Paulo. O documento trata de questões como liberdade, saúde, educação, democracia e economia. Entre os compromissos mais destacados, aparece a erradicação da pobreza, a transformação do Brasil em uma potência tecnológica, a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a manutenção do crescimento econômico, ligado a uma melhor distribuição de renda.

O documento, intitulado “Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira”, teria demorado a sair devido à necessidade de um consenso entre todos os partidos da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. Além disso, o PP também participou das discussões, embora não esteja formalmente envolvido na coligação. “Houve um grande processo de discussão, isso nem sempre é simples”, comentou a candidata. “Tirar 13 compromissos com 11 partidos não é fácil. Se não tiver muita discussão, muito debate, não sai”.

Os compromissos não tratam diretamente de assuntos polêmicos na campanha eleitoral, como aborto e a união civil de casais homossexuais. O documento acaba generalizando um pouco a questão, referindo-se apenas a “promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade”. Na entrevista posterior ao evento, Dilma explicou que os 13 compromissos tratam de “questões gerais”. “Os detalhes de cada área foram discutidos exaustivamente em nossos programas de televisão”, explicou.

Os 13 compromissos da candidatura de Dilma Rousseff são:

1.Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social
2. Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.
3. Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.
4. Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.
5. Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.
6. Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.
7. Garantir educação para a igualdade social, cidadania e desenvolvimento.
8. Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.
9. Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.
10. Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros. 11. Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.
12. Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado.
13. Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.

O Sul21 publicou matéria anterior sobre o assunto, que pode ser conferida aqui.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora