Noticias|Últimas Notícias>Política
|
4 de outubro de 2010
|
02:13

Dezesseis estados têm governadores eleitos no primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os principais estados do país definiram seus governadores ainda no primeiro turno. Entre eles, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.

Os três estados da Região Sul escolheram seus governantes no primeiro turno. No Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) fez história. É o primeiro governador a ser eleito no primeiro turno, desde 1990, quando foi instituído o segundo turno. Em Santa Catarina, a vitória foi de Raimundo Colombo, do DEM. No Paraná, Beto Richa, do PSDB, ganhou de Osmar Dias, do PDT.

Na Região Sudeste, apenas São Paulo ainda não definiu se vai haver segundo turno entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloísio Mercadante (PT). No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) se reelegeu com uma grande vantagem sobre Fernando Gabeira.

No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi eleito com 82,3% dos votos e Luis Paulo, do PSDB, fez apenas 15% dos votos.

Em Minas Gerais, ganhou o candidato apoiado por Aécio Neves. Antônio Anastásia totalizou 62,7% contra 34% de Hélio Costa, do PMDB.

Na Bahia, Jacques Wagner, do PT, foi eleito com 63% dos votos, totalizando três milhões e 600 mil votos. Paulo Souto, o segundo colocado, não chegou a um milhão de votos.

No Ceará, a vitória foi de Cid Gomes com 60% dos votos contra 20% de Marcos Cals, do PSDB. Em Sergipe, o vitorioso foi Dedé, do PT, com 52% dos votos e no Rio Grande do Norte, a única mulher a ser eleita governadora, Rosalba Ciarlini, do DEM, com 52%. No Tocantins, Siqueira Campos, do PSDB, ganhou a eleição com 50,53%.

No Amazonas, Omar Aziz do PMN, ganhou com 63,63% dos votos e no Tocantins, Siqueira Campos foi vitorioso com 50,54%.

O Distrito Federal e mais oito Estados – Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima — terão segundo turno.

Com informações do TSE, Uol e O Globo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora