Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
29 de outubro de 2010
|
11:33

Coreia do Norte abre fogo contra Coreia do Sul

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A Coreia do Norte abriu fogo contra uma unidade militar da Coreia do Sul na manhã desta sexta-feira (29), na província oriental de Gangow, na fronteira entre os dois países. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Os soldados da Coreia do Sul responderam ao ataque. Até agora são desconhecidos os motivos do ataque.

Antes, a Coreia do Norte havia rompido com o Comando das Nações Unidas encarregado de supervisionar o armistício da guerra entre os dois países (1950/1953). Depois de várias rodadas de negociações entre os exércitos, Pyongyang e o Comando da ONU — liderado pelos Estados Unidos — não conseguiram marcar uma data para um novo encontro.

“As reuniões em âmbito de coronéis com a Coreia do Norte foram rompidas porque os norte-coreanos não aceitaram fazer reuniões com os generais na sétima rodada,” informou uma fonte do Comando da ONU.

Na última rodada de conversações, realizada na quarta-feira (27) em área desmilitarizada entre os dois países, não houve acordo para uma reunião no mais alto nível militar para tratar do caso “Cheonam”, o barco sul-coreano que foi afundado pela Coreia do Norte e que matou 46 marinheiros. Seul e Wasghinton atribuíram o ataque no Mar Amarelo ao submarino norte-coreano, versão negada por Pyongyang.

Com informações do ABC e UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora