Noticias|Últimas Notícias>Política
|
20 de setembro de 2010
|
12:35

“Quase 5% do PIB some em corrupção”, afirma Marina

Por
Sul 21
[email protected]
“Quase 5% do PIB some em corrupção”, afirma Marina
“Quase 5% do PIB some em corrupção”, afirma Marina

Bruno Alencastro/Sul21
Foto: Bruno Alencastro/Sul21
Milton Ribeiro

Em entrevista concedida hoje pela manhã (20) ao Bom Dia Brasil da Rede Globo, a candidata à presidência Marina Silva (PV) disse que, para investir nas diversas áreas deficitárias do País é necessário acabar com o desvio de verba pública. “Precisamos evitar o desvio. Quase 5% do PIB desaparece em corrupção. Quero que o investimento em educação passe de 5% do PIB para 7%. Não é aumentar gasto, é aumentar o investimento, uma questão de prioridade”, afirmou.

Marina também defendeu a criação de “taxas verdes” para educar a população na poreservação do meio ambiente — plataforma central das propostas de governo da candidata. “Não é aumento de impostos. Se a pessoa quiser construir uma termoelétrica, terá de pagar pelas emissões de CO2”, disse.

Sobre o pré-sal, Marina comentou que o processo deve ser feito apenas se houver responsabilidade. “O uso do petróleo ainda é um mal necessário. Devemos investir para evitar acidentes como no Golfo do México. Manterei a exploração com responsabilidade e defendo a criação de um comitê independente para acompanhar e auditar o que está sendo feito.”

Quando questionada sobre sua relação e parceria com a ex-colega e ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, candidata do PT, Marina, que foi ministra do Meio Ambiente também no governo Lula, disse que a execução de todo o plano de combate ao desmatamento foi executado por ela. “Eu fazia a coordenação executiva e a Casa Civil tinha um papel muito mais político de convoção. Quando eu percebi que havia pressão de outros governadores para que as medidas fossem revogadas, por uma questão de justiça, a ministra não estava participando deste processo. Eram eles diretamente com o presidente em uma reunião. Quando eu percebi que estavam induzindo o presidente ao erro, eu pedi para sair”, contou.

Marina também criticou os adversários: “diferente deles, eu tenho uma plataforma de governo e eles não a tem porque se prepararam para o embate e não para o debate do Brasil”.

Fonte: G1, Terra e Bom dia Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora