Noticias|Últimas Notícias>Política
|
27 de setembro de 2010
|
23:15

Fogaça propõe Rede de Telemedicina para acabar com ambulancioterapia

Por
Sul 21
[email protected]

Nabor Goulart
Fogaça participou de encontro com profissionais de saúde em Porto Alegre | Foto: Nabor Goulart

Igor Natusch

José Fogaça (PMDB), candidato ao Piratini, participou na manhã dessa segunda-feira (27) de café da manhã com lideranças da área da medicina, em Porto Alegre. No encontro, Fogaça defendeu a criação da Rede Gaúcha de Telemedicina, como alternativa para a eliminação da chamada ambulancioterapia. Segundo o plano, os pacientes farão exames nos seus municípios, em hospitais ou postos de saúde e, por meio de um sistema interligado, os resultados serão avaliados por médicos especialistas em qualquer região do RS.

Além disso, Fogaça declarou que irá implementar o Programa Consulta Garantida, para proporcionar o acesso a consultas de baixa complexidade em todas as cidades gaúchas. O peemedebista também propõe a ampliação do número de agentes e das equipes dos programas Saúde da Família, elevando a atual cobertura de 40% para 60% do território gaúcho, e Primeira Infância Melhor, dobrando a quantidade de crianças atendidas de 90 para 180 mil.

Sindilat

Mais tarde, Fogaça participou de reunião com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat). No encontro, defendeu investimentos em assistência técnica, mão-de-obra e infraestrutura. Para isso, Fogaça reforçou a proposta de seu plano de governo, que prevê acesso asfaltado para todos os municípios do estado. “A ligação entre as pequenas e médias cidades é um elemento fundamental para gerar competitividade. Precisamos dar vazão à capacidade produtiva e tornar mais rentável a relação entre insumo e indústria”, argumentou.

O candidato se comprometeu a fortalecer entidades como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “A melhoria dos serviços públicos não se refere apenas à saúde, educação e segurança. Melhorar os serviços públicos é melhorar também o diagnóstico de enfermidades e a inspeção veterinária”, defendeu.

Ainda nesta segunda-feira (27), José Fogaça participou de reunião com empresários do setor vitivinicultor gaúcho, além de prestigiar reunião-almoço da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep-RS), onde foi recepcionado pelo delegado Wilson Müller. À noite, o candidato peemedebista ao governo do estado participa de encontro com associados do Novo Sindfisco-RS e Afisvec, além de prestar apoio a Vieira da Cunha (PDT), candidato a deputado federal.

Com informações da assessoria do candidato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora