Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
28 de setembro de 2010
|
13:52

Em 2040, Brasil será um país “adulto e maduro”, diz presidente do IBGE

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem que o Censo 2010 coletou dados de 80% da população do país. O instituto terminou a coleta de dados em 500 dos 5.565 municípios do país, o equivalente a 9% do total de cidades, segundo informações disponíveis em sua página na internet. O IBGE já somou, até agora, 153 milhões de pessoas, número que deve chegar a 192 milhões no final do processo. Foram visitados 57 dos 58 milhões de domicílios no país.

Até momento, os dados apontam uma redução na taxa de natalidade para 1,94 filho por mulher; assim como para o envelhecimento da população, cuja expectativa média de vida atualmente é de 73,1 anos; e para uma imigração de estrangeiros para o Brasil na última década. Tais dados farão com que, provavelmente, a população brasileira deixe de ser jovem e passe a ser considerada madura. A previsão é do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, que apresentou ontem (28) dados preliminares do Censo 2010.

“Mantidas as condições atuais de fecundidade, de mortalidade e de movimento migratório – estrangeiros vindo morar no Brasil e de brasileiros saindo do país – , o Brasil será um país adulto e maduro em 2040, quando a proporção da população envelhecida será muito elevada”.

Embora o Brasil seja um país jovem, o Censo 2010 está mostrando que, nos últimos dez anos, o topo da pirâmide etária está se alargando. Entre 2000 e 2010 diminui de 65% para 58% o percentual de pessoas com até 34 anos. Entre os mais novos (com até 4 anos de idade) o índice caiu de 9,64% para 7,17%.

Ainda segundo balanço do IBGE, cerca de 25 mil pessoas optaram por responder a pesquisa pela internet em vez de esperar a visita de um profissional do IBGE. O instituto também informou que voltará a pelo menos 600 mil domicílios para checar os dados apurados.

Com informações da Rede Brasil Atual


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora