Noticias|Últimas Notícias>Política
|
20 de setembro de 2010
|
11:41

El País: candidato José Serra poderá ser humilhado nas eleições de outubro

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Em sua edição de hoje, o jornal espanhol El País diz que o candidato de oposição, José Serra, poderá ser humilhado nas eleições do dia três, ficando longe do segundo turno. Na reportagem, o jornal diz que Serra fez uma campanha “totalmente errada”.

No texto, Soledad Gallego-Diaz, enviada especial à São Paulo, diz que a tarefa de enfrentar a candidata Dilma Rousseff que tem o apoio do presidente Lula, seria muito difícil, mas, para piorar a situação, o candidato do PSDB errou no mote da campanha.

Ela diz ainda que apesar do bom governo em São Paulo, José Serra, de 68 anos, que declarou ter passado toda sua vida esperando por este momento, poderá ter sua carreira política abreviada com a segunda derrota consecutiva em eleição para a presidência da República.

A repórter lista na reportagem alguns erros cometidos durante a campanha, citados por companheiros de partido do próprio candidato. Eles não entendem o motivo da campanha ter se recusado a usar a figura política do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do mesmo partido, flertando com a idéia de apresentar-se como o verdadeiro herdeiro de Lula. Além disso, Serra teria feito uma campanha sem críticas e sem ataques “ao presidente mais popular da história”. O jornal ainda critica o slogan da campanha – “o Brasil pode mais “ – considerado neutro demais. A reportagem chega a dizer que os dirigentes do PSDB estão mais preocupados com as campanhas aos governos estaduais de São Paulo e Minas Gerais, com Geraldo Alckmin e Antônio Anastásia, respectivamente.

E encerra a matéria dizendo José Serra tenta levantar a campanha, nesta reta final, com denúncias de escândalos no governo atual.

A reportagem ainda faz uma referência ao comício do PT, em Campinas, neste final de semana dizendo “Lula baila com sua herdeira nas pesquisas”

Fonte: El País


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora