Noticias|Últimas Notícias>Política
|
10 de setembro de 2010
|
23:02

Datafolha: Tarso sustenta vantagem e pode vencer no primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]
Datafolha: Tarso sustenta vantagem e pode vencer no primeiro turno
Datafolha: Tarso sustenta vantagem e pode vencer no primeiro turno

Caco Argemi
Tarso lidera e pode vencer no primeiro turno, segundo Datafolha | Foto: Caco Argemi

Igor Natusch

O candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro, mantém vantagem de 16 pontos sobre José Fogaça (PMDB) em pesquisa Datafolha divulgada na noite de hoje (10). O candidato petista tem 42% das intenções de voto, contra 26% do peemedebista. Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, está com 13%, enquanto Pedro Ruas (PSOL) tem 1%. Os indecisos somam 12%, enquanto 3% dos entrevistados dizem que votarão em branco ou nulo.

Levando em conta apenas os votos válidos, Tarso tem 49% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Tarso Genro pode ter até 52% da preferência do eleitorado, o que daria ao candidato a vitória em primeiro turno.

Senado

Ana Amélia Lemos (PP) abriu vantagem na corrida pelo Senado, segundo o Datafolha. A candidata tem 49% das intenções de voto, contra 41% de Germano Rigotto (PMDB) e 39% de Paulo Paim (PT), que concorre à reeleição.

Outros estados

O Datafolha divulgou pesquisas também em outros estados brasileiros. No Distrito Federal, o candidato Agnelo Queiroz (PT) subiu nove pontos e agora está com 44%, contra 33% de Joaquim Roriz (PSC). Roriz aguarda julgamento de recurso contra o impedimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. Em Pernambuco, o candidato Eduardo Campos (PSB) caiu, mas ainda mantém confortável diferença para Jarbas Vasconcelos (PMDB), com boas chances de vencer em primeiro turno. Campos tem 63% dos votos, contra 21% do peemedebista.

Já no Paraná, a surpresa é a queda brusca da vantagem de Beto Richa (PSDB) para Osmar Dias (PDT). Richa tem 44% das intenções de voto, contra 38% do pedetista – uma queda de treze para seis pontos percentuais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora