Movimentos
|
11 de março de 2019
|
18:57

Livro sobre ervas medicinais e receitas caseiras chega à sétima edição

Por
Sul 21
[email protected]
Livro sobre ervas medicinais e receitas caseiras chega à sétima edição
Livro sobre ervas medicinais e receitas caseiras chega à sétima edição
Divulgação

Por Marcos Corbari

A relação do Frei Capuchinho Wilson Zanatta com as ervas medicinais e remédios caseiros é antiga. Como ele mesmo gosta de afirmar, “é tradição e costume que vem da família”. Esse conhecimento “vem sendo passado de geração para geração, um contando para o outro, chegando ao longo do tempo até nós”, explica o capuchinho que reside no assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, e divide seu tempo entre os compromissos religiosos da Rede Santo Isidoro Camponês e as ações de pesquisa, sistematização e partilha de saberes tradicionais a respeito de ervas medicinais e remédios caseiros. O livro que demarca o primeiro ciclo de trabalhos de Zanatta com relação às propriedades terapêuticas segue como sucesso editorial 5 anos depois do seu lançamento. Ao todo, “Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa”, já superou os 10 mil exemplares impressos, chegando à sétima edição.

“Todo esse processo nasceu de um momento informal, a partir de um programa de rádio onde compartilhava informações e dicas de remédios caseiros, depois as pessoas passaram a solicitar mais informações e assim fomos construindo a ideia de sistematizar esses saberes populares em uma publicação”, explica Zanatta, destacando que o objetivo inicial era uma cartilha a ser compartilhada nas atividades pastorais e nas ações de militância camponesa. “Então em 2014 tivemos apoio do projeto Árvores Nativas e viabilizamos a publicação da primeira edição já no formato de um livro, cujos primeiros mil exemplares foram distribuídos gratuitamente através do patrocínio da CGTEE/Eletrobrás. O Instituto Cultural Padre Josimo acreditou no potencial da publicação e, desde então, vem publicando sucessivas edições desta que é hoje a obra mais vendida da sua loja virtual.

Frei Capuchinho Wilson Zanatta. (Foto: Marco Weissheimer/Sul21)

“Nós temos que ter um compromisso com a preservação dos saberes populares de nossos antepassados, as receitas e compreensões que vem de nossos familiares, o conhecimento coletivo construído pelo campesinato, a sabedoria dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”, acrescenta Zanatta. Para ele, quando se perde a presença física de um ancião sem que se tenha procedido o devido registro de seus saberes, é como se deixasse de existir uma biblioteca inteira, acumulada ao longo de muito tempo de experiência vivida. “Não somos donos dos saberes, muito pelo contrário, nos dispomos a registrar, sistematizar e compartilhar com o máximo possível de pessoas que tenham interesse a dedicar-se ao tema”, acrescenta o frei-escritor que também tem no catálogo pessoal publicações como “Tenha uma Farmácia em Casa”, “O Poder Curativo da Guaçatonga”, “Cuidado com a Mãe Terra” e dois volumes de compilações de Fábulas, Contos e Parábolas.

A sétima edição de “Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa” está disponível para venda pela loja virtual do ICPJ na página https://padrejosimo.com.br/loja/ . Outros títulos assinados pelo Frei Zanatta também podem ser encontrados ali, com opção de frete para todo Brasil.

Horto com mais de 60 espécies de plantas medicinais no assentamento Conquista da Fronteira. (Foto: Marco Weissheimer/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora