Movimentos
|
18 de fevereiro de 2019
|
15:03

MTST lança novo episódio de ‘Nós por Elas’, sobre exemplos femininos de resistência

Por
Sul 21
[email protected]
MTST lança novo episódio de ‘Nós por Elas’, sobre exemplos femininos de resistência
MTST lança novo episódio de ‘Nós por Elas’, sobre exemplos femininos de resistência

Da RBA

“Aprendi, em poucos dias, que lá (na ocupação), a gente não lutava apenas por moradia. A gente lutava por igualdade, saúde, educação e, assim, eu fui ficando dentro do movimento”. O depoimento de Maria Aparecida Moura dá conta da realidade de milhares de pessoas que estão na luta por moradia digna organizada por movimentos populares e integra mais um, da série de episódios “Nós por elas”, que vem sendo produzida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Tia Cida, como é conhecida pelos militantes do MTST e os moradores da ocupação Che Guevara, no Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo, destaca em seu depoimento um processo de aprendizagens que a ajudaram a superar seus receios sobre o movimento até compreender a importância da coletividade.

“Eu achava que só tinha que trabalhar, cuidar da minha casa, dos meus filhos, mas dentro da ocupação eu aprendi o que é ser coletivo e que ali dentro tinha muita gente precisando de mim”, afirma a militante.

Divulgada no início de fevereiro, a série “Nós por elas” pretende combater a invisibilidade e os estigmas de criminalização usados contra o MTST, destacando a construção do movimento a partir das histórias de mulheres que atuam na resistência urbana, como tia Cida. Os episódios podem ser conferidos no Facebook e pelo canal no Youtube do MTST.

“No dia que pisei na ocupação Che Guevara, eu estava entrando em uma escola. Foi lá que, o pouco que eu sei, é tudo o que aprendi na ocupação do MTST”, destaca.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora