Movimentos
|
26 de fevereiro de 2019
|
16:41

MST incentiva produção de alimentos orgânicos em associação de moradores em Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Horta comunitaria agroecológica em construção. (Foto: Maiara Rauber)

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

Existem vários modos de promover a alimentação saudável. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul realizou três ações, no último sábado (23), com o objetivo de incentivar a produção orgânica em espaços que envolvem comunidades locais. As atividades ocorreram na sede da Associação de Moradores da Vila Getúlio Vargas, no bairro Mathias Velho, em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre.

O intuito do MST é incluir nos mais diversos espaços a pauta da alimentação sem agrotóxicos. Portanto, foi construída uma horta comunitária, a qual tem como propósito a interação da comunidade com a terra e a produção de alimentos orgânicos. Nela, foram plantadas sementes agroecológicas de pepino, abóbora e melão, produzidas por assentados da Reforma Agrária através da BioNatur. Também foram montados canteiros de chás, temperos e plantas para o cuidado e consumo dos moradores que frequentam a associação.

Crianças aprendem a plantar sementes. (Foto: Maiara Rauber)

Por fim, foi realizada uma oficina sobre o plantio de sementes para o público infantil. Conforme Juliane Ribeiro, educadora do MST, o objetivo de trabalhar com as crianças foi relacioná-las com as ações que a comunidade realiza. “A ideia é que as crianças também pudessem vivenciar e se sentir parte, sujeitos dessa associação”, ressalta.

A Associação de Moradores da Vila Getúlio Vargas, criada em agosto de 1990, realiza várias atividades. De acordo com a presidenta Maria de Lurdes Fuciline, o foco sempre vem ao encontro da necessidade apresentada pela comunidade. ‘‘Temos uma roda de conversa quinzenal com o grupo de mulheres, fizemos artesanato entre outras oficinas”, relata.

Maira também destaca que recentemente a associação obteve a integração de dois advogados para atender demandas dos moradores. Durante o ano letivo, são organizados brechós e disponibilizados professores de capoeira, dança, artesanato e reforço escolar. O espaço também é concedido para grupos de igrejas realizarem encontros, festas de Páscoa e Natal e baile de debutantes.

Mais fotos

MST constroi horta agroecológica na Associação de Moradores no Bairro Matias Velho. (Foto: Maiara Rauber)
Mulheres finalizam o plantio de chás em canteiros na Associação de Moradores de Matias Velho. (Foto Maiara Rauber)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora