Movimentos
|
13 de fevereiro de 2019
|
12:53

Fórum de Combate às Privatizações define ações contra venda de patrimônio público do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Fórum de Combate às Privatizações define ações contra venda de patrimônio público do RS
Fórum de Combate às Privatizações define ações contra venda de patrimônio público do RS
Reunião do Fórum de Combate às Privatizações foi realizada na Assembleia | Foto: CUT/ Divulgação

Da CUT-RS*

Realizar manifestações com artistas gaúchos, movimentos sociais, sindicatos e comunidade que precisa das empresas estatais; marcar audiências públicas e usar as tribunas livres ou populares nas câmaras municipais; pedir moções de apoio de prefeitos e vereadores; passar abaixo-assinado requerendo a realização de plebiscito sobre a venda da CEEE, CRM e Sulgás; montar uma frente jurídica em defesa das empresas públicas; combater a venda de ações da Corsan e do Banrisul; e organizar pedágios informativos em semáforos e praças para dialogar com a população.

Esses foram alguns dos encaminhamentos aprovados na segunda reunião do Fórum de Combate às Privatizações, ocorrida na manhã desta terça-feira (12), na Sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um novo espaço de organização da luta no Parlamento contra a venda do patrimônio público do Estado e pelo direito à consulta popular soberana.

O encontro contou com a participação do deputado Jeferson Fernandes (PT), do prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, de assessores de parlamentares de oposição, advogados e dirigentes da CUT-RS, sindicatos e associações que representam funcionários da CEEE, CRM, Sulgás, Corsan e Banrisul, além de servidores. A reunião foi coordenada pelo ex-deputado Pedro Ruas (Psol).

Não à aprovação da PEC 272

A presidenta do Senergisul, Ana Maria Spadari, destacou a importância da luta contra a PEC 272/2019, do governador Eduardo Leite (PSDB), que acaba a obrigatoriedade do plebiscito para a privatização da CEEE, CRM e Sulgás.

Ela defendeu a consulta popular, garantida na Constituição Estadual desde 2002, e destacou o crescimento da mobilização dos eletricitários contra a privatização.

O presidente do Sindiágua, Leandro Almeida, frisou que a entidade conseguiu mais de 200 moções de câmaras municipais em defesa das estatais gaúchas. Ele criticou o recente pronunciamento do governador aos empresários, quando falou em abrir o capital da Corsan e vender mais uma parte das ações do Banrisul.

“Temos que buscar a unidade em defesa das estatais com todos os sindicatos, centrais, associações e sociedade civil organizada. Isso é de fundamental importância”, destacou Leandro.

População tem direito de decidir

O deputado frisou que a intenção manifestada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) de vender estatais representa um retrocesso e um risco de retirada do direito da população decidir sobre que tipo de serviço quer receber.

“Não podemos arredar o pé e abrir mão do direito da população decidir, pois sabemos que a venda das empresas pode agravar ainda mais a crise das finanças do Estado”, afirmou Jeferson.

O parlamentar lembrou que, ao contrário do que tem pregado o governador, os valores oferecidos para a compra das empresas públicas são tão irrisórios que seriam “torrados em três ou quatro meses com a folha de pagamento”.

Conforme Jeferson, no ano passado, durante a campanha eleitoral, o então candidato Eduardo Leite garantiu que respeitaria o resultado do plebiscito, mas agora está querendo que o Legislativo autorize a retirada da obrigatoriedade da sua realização. “Da mesma forma que deputados hoje na situação disseram que as empresas serem vendidas a um único grupo era um risco e hoje sabemos que seriam entregues a uma estatal chinesa”.

Unir combate às privatizações com luta contra reforma da Previdência

O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, defendeu que o combate às privatizações deve ser levado junto à luta contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. “Vamos levantar a bandeira em defesa do patrimônio público em todos os atos, pois a defesa da aposentadoria é uma luta transversal”, afirmou.

Ele convidou os participantes para o ato unitário das centrais sindicais contra a reforma da Previdência, que acontece nesta quinta-feira (14), às 18h, na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Ele acrescentou que a luta contra as privatizações também será pauta das mulheres nas mobilizações do 8 de Março.

Relançamento da Frente em Defesa do Patrimônio Público

Ademir também convidou os presentes para o ato de relançamento da Frente em Defesa do Patrimônio Público, integrada por entidades sindicais que representam empresas públicas estaduais e federais, que será realizado no próximo dia 21, às 18h, no Teatro Dante Barone da Assembleia.

O dirigente da CUT-RS registrou o lucro recorde de R$ 1,09 bilhão do Banrisul em 2018, lamentando que apenas metade ficará nas mãos do Estado. O restante será apropriado por acionistas privados, após a venda de parte das ações feita pelos governos Yeda e Sartori.

“Precisamos mostrar para a população que, se perdermos as empresas públicas para a iniciativa privada, perdemos direitos e serviços de qualidade, hoje asseguradas pelos servidores”, disse o segundo vice-presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Moisés Rodrigues de Rodrigues.

O prefeito de Candiota reforçou a importância de defender as empresas públicas, ressaltando o papel desempenhado pela CRM e Sulgás para o desenvolvimento econômico e social da região carbonífera do Estado.

*com Claiton Stumpf – Assembleia Legislativa


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora