Movimentos
|
6 de dezembro de 2018
|
17:38

Movimento dos Pequenos Agricultores lança 3ª Edição do Natal Sem Veneno

Por
Sul 21
[email protected]
Movimento dos Pequenos Agricultores lança 3ª Edição do Natal Sem Veneno
Movimento dos Pequenos Agricultores lança 3ª Edição do Natal Sem Veneno
Divulgação

Da Redação (*)

Os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) lançam, neste início de dezembro, a 3ª Edição da “Campanha Natal Sem Veneno”. A iniciativa visa levar alimentos saudáveis à mesa dos trabalhadores do campo e da cidade, na data em que as famílias reúnem-se à mesa para celebrar a vida. No Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Sergipe já iniciaram a comercialização das cestas natalinas de alimentos sem venenos produzidos pelos camponeses. Com o objetivo de levar alimentos saudáveis para a mesa do trabalhador, a campanha Natal Sem Veneno está sendo realizada ao longo do mês de dezembro em todos os Estados.

A 3ª edição da campanha também quer fazer uma reflexão sobre como estamos nos alimentando e de onde vem este alimento, debates que o MPA vem promovendo há anos. “O Natal Sem Veneno é parte de um conjunto de ações que compõe o Plano Camponês, até chegarmos a Soberania Alimentar, livre de agrotóxicos”, diz Bruno Pilon, da direção nacional do movimento. O povo brasileiro é quem mais consome veneno no mundo, uma média de 7,2 litros por pessoas. Além disso, o Brasil apresenta o maior incentivo legal e fiscal para seu uso. Dos 50 agrotóxicos mais usados no Brasil, 29 são proibidos no exterior, ou seja, o Brasil é o destino predileto dos agrotóxicos banidos em outros países, conforme a Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

O MPA vem questionando e denunciando, desde seu surgimento, este modelo de agricultura que destrói o meio ambiente e os seres vivos, assim como tem lutado por políticas públicas de crédito, assistência técnica e comercialização que incentivam e possibilitam a produção de alimentos sem veneno. No ano em que completa 22 anos de lutas e resistência, o MPA quer compartilhar os frutos de suas lutas es também os da produção sem veneno.

(*) Com informações da Comunicação do MPA.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora