Movimentos
|
9 de dezembro de 2018
|
19:36

Encontro Nacional de Mulheres Negras reúne mais de mil pessoas na luta contra o racismo e a violência

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro Nacional de Mulheres Negras reúne mais de mil pessoas na luta contra o racismo e a violência
Encontro Nacional de Mulheres Negras reúne mais de mil pessoas na luta contra o racismo e a violência
O Encontro possui uma diversificada programação formativa, artística, literária e cultural | Foto: Encontro Nacional de Mulheres Negras

Da Página do MST*

Mais de mil mulheres negras de todo país participam do Encontro Nacional de Mulheres Negras – 30 anos, que acontece na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). As atividades tiveram início nesta última quinta-feira (6) e seguem até a próxima segunda-feira (10) com o objetivo de contribuir na luta, organização e propor reflexões em torno do tema “Contra o racismo e a violência e pelo bem viver – mulheres negras movem o Brasil”.

Além de debates, o Encontro possui uma diversificada programação formativa, artística, literária e cultural e em homenagem ao legado de mulheres negras que contribuíram na luta contra o racismo, as salas, auditórios e espaços livres estão sinalizados com os nomes dessas lideranças históricas, como Luiza Bairros, Lélia Gonzalez, Carolina de Jesus, D. Ivone Lara, Fátima de Oliveira, Catarina Mina, Sílvia Catanhede e Francisca Poderosa.

Há também, espaços de saúde e uma grande feira com produtos das “afroempreendedoras”. Roseli Rosa, militante e participante, viajou 12 horas com a delegação de Minas Gerais e conta o que espera do evento: “Estou muito feliz e tenho certeza que teremos um ótimo encontro que possibilitará a troca de vivências e saberes, pois nossos passos vem de longe e o momento agora é de resistência”, sinaliza.

Organização e preparação

O Encontro é organizado por entidades do movimento de mulheres negras e, desde março deste ano, ativistas do campo e da cidade, das periferias, quilombolas, religiosas de matriz africana, trabalhadoras domésticas, jovens e de todas as idades, realizaram atividades prévias nos seus estados e atualizaram a leitura de como estão os seus direitos nos lugares onde vivem e em todo o país.

Cada participante está mobilizada em seus territórios na luta pela ampliação de parcerias e redes de fortalecimento, pela manutenção e conquista de direitos e pela convergência de esforços no embate a todas as formas de opressão e submissão da mulher negra no Brasil.

*Com informações do site Encontro Nacional de Mulheres Negras.
**Editado por Wesley Lima.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora