Movimentos
|
11 de julho de 2018
|
14:24

Proteção às águas: estudantes do MST têm trabalho selecionado em Mostra Pedagógica

Por
Sul 21
[email protected]
Proteção às águas: estudantes do MST têm trabalho selecionado em Mostra Pedagógica
Proteção às águas: estudantes do MST têm trabalho selecionado em Mostra Pedagógica
Trabalho trata da recuperação de 24 nascentes na região da Campanha do RS. (Foto: Marciane Fischer/Divulgação)

Por Marciane Fischer – Da Página do MST

Estudantes de uma escola de assentamento da Reforma Agrária da região da Campanha gaúcha participaram nesta terça-feira (10) da 3ª Mostra Pedagógica do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) e da 1ª Mostra Pedagógica do 17º núcleo do sindicato. As atividades foram realizadas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na cidade de Bagé.

Nessa etapa regional, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada no Assentamento Santa Elmira, em Hulha Negra, apresentou um trabalho sobre a proteção das águas do Pampa, que tem o objetivo de recuperar 24 nascentes em Candiota e Hulha Negra. Na própria instituição há uma fonte que está sendo cuidada e recuperada pelos estudantes.

O intuito do projeto também é preservar as águas da superfície, socializar conhecimentos entre agricultores e agricultoras e elevar o nível de consciência sobre a necessidade de proteger as águas do Bioma Pampa. Realizado com a Usina Termoelétrica Pampa Sul e com o apoio do Instituto Cultural Padre Josimo, o trabalho foi selecionado na categoria Séries Finais e será exposto numa próxima etapa no mês de outubro em Porto Alegre.

Para a professora Cenira Hahn, que acompanhou os estudantes, as mostras evidenciam os trabalhos que são realizados pelos filhos de assentados na Escola Chico Mendes. “É preciso fortalecer cada vez mais a nossa luta, mostrando na prática a riqueza pedagógica desenvolvida em nossas escolas públicas”, disse.

Também foram selecionados para a etapa estadual outros trabalhos da Escola Estadual Justino Quintana, de Bagé, na categoria Séries Finais, e da Escola Estadual Bernardino Ângelo, de Dom Pedrito, no Ensino Profissionalizante. Conforme Delcimar Delabary, vice-diretora do 17º núcleo do Cpers, as exposições reforçam que “a escola pública dá certo”. “Elas mostram que temos trabalhos extraordinários”, avaliou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora