Movimentos
|
17 de maio de 2018
|
21:43

Trabalhadores da Trensurb decidem entrar em greve contra congelamento de salários

Por
Luís Gomes
[email protected]
Trabalhadores da Trensurb decidem entrar em greve contra congelamento de salários
Trabalhadores da Trensurb decidem entrar em greve contra congelamento de salários
Assembleia do Sindimetrô que decidiu pela greve | Foto: Divulgação

Da Redação

Em assembleia no Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô-RS) realizada na quarta-feira (16), os trabalhadores da Trensurb decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite da próxima terça (22). A categoria reivindica a reposição imediata da inflação acumulada nos últimos dois anos, período em que eles estão com salários congelados. Em janeiro, a tarifa do trem metropolitano foi elevada em 94%, passando de R$ 1,70 para R$ 3,30.

Como trabalhadores e empresa não entraram em acordo no ano passado, O dissídio da categoria de 2017 foi parar na Justiça. Em abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) determinou que Trensurb deveria reajustar os salários em 4,05%, índice referente à inflação registrada no período de 12 meses anteriores à data-base (maio) do ano passado. No entanto, a empresa ainda não concedeu o reajuste.

Segundo os metroviários, a Trensurb também se recusa a conceder a reposição da inflação do último período (2,76%). A pauta da categoria para o dissídio deste ano foi entregue no dia 14 de março.

Uma reunião com a direção da companhia está marcada para as 8h desta sexta (18), e uma nova assembleia geral da categoria acontece na próxima segunda (21) com o objetivo de avaliar as negociações e preparar a greve.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora