Movimentos
|
26 de maio de 2018
|
21:38

Petroleiros paralisam atividades na Refap em apoio a greve dos caminhoneiros

Por
Luís Gomes
[email protected]
Refinaria Alberto Pasqualini | Foto: Divulgação/Refap

Da Redação

No sexto dia de paralisação dos caminhoneiros em protesto contra o preço dos combustíveis no País, petroleiros que atuam na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, decidiram se somar ao movimento e cancelar a rendição de trabalhadores nos turnos da manhã e da tarde neste sábado (26).

Segundo o diretor do Sindipetro-RS, Dary Beck Filho, isso significa um primeiro passo para a paralisação da produção na refinaria, mas essa continuou ocorrendo durante o dia com os trabalhadores que não foram rendidos e permaneceram no local. O sindicalista explica que uma nova reunião deverá ocorrer na manhã de domingo (27) para analisar o progresso das paralisações no Brasil e como a categoria irá proceder.

Dary destaca que os petroleiros já vinham discutindo a possibilidade de construir uma greve para um futuro próximo em protesto contra as ameaças de privatização de refinarias pertencentes a Petrobras, mas, com a eclosão da greve dos caminhoneiros, a categoria entendeu que deveria apoiar o movimento.

“Por que estamos com essa política de preços? Porque o Temer quer entregar as refinarias da Petrobras para a iniciativa privada. Com o preço baixo, não tem margem de lucro. Então, para possibilitar a venda, teve elevar o preço dos combustíveis para aqueles do mercado internacional”, disse Dary.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora