Movimentos
|
26 de abril de 2018
|
19:07

1º de Maio terá atos pelo Brasil em defesa dos direitos trabalhistas e em apoio a Lula

Por
Sul 21
[email protected]
1º de Maio terá atos pelo Brasil em defesa dos direitos trabalhistas e em apoio a Lula
1º de Maio terá atos pelo Brasil em defesa dos direitos trabalhistas e em apoio a Lula
Principal atividade será em Curitiba com um ato em defesa da liberdade do ex-presidente Lula | Paulo Pinto/AGPT

Da RBA

As lutas e a resistência dos trabalhadores ao desmonte de seus direitos serão os principais motes das atividades em comemoração do 1º de Maio, na próxima terça-feira, dia em que a CUT realizará, com outras seis centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, uma série de atos públicos por Lula Livre, em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas. As manifestações estão sendo organizadas em diversas capitais do país.

A principal atividade será em Curitiba, com um ato unificado da CUT junto com Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral de Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Intersindical. A capital paranaense foi escolhida por ser o local onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mantido preso desde o dia 7 de abril.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, este 1será um dia histórico, já que será o primeiro ato unificado desde a redemocratização do país. “Ao decidir fazer um ato unificado, as centrais reconhecem que Lula é o maior símbolo da luta da classe trabalhadora por direitos”, afirma.

De acordo com Vagner, a unificação das centrais é também um recado pela defesa de direitos e a soberania nacional. “A CUT entende que defender os direitos dos trabalhadores é ter Lula Livre e candidato à presidência, para que possamos eleger um presidente que revogue a reforma trabalhista”, explica.

Atos Pelo Brasil

Em Curitiba, o 1º de Maio contará com a presença de artistas, que se apresentação a partir das 14h, na Praça Santos Andrade. Às 16h, haverá o ato político com a presença dos presidentes das centrais sindicais, representantes dos movimentos populares e parlamentares.

Na capital paulista, a manifestação será na Praça da República, a partir das 12h. Entre as atrações confirmadas estão a banda Liniker e os Caramelows,  a rapper Preta Rara e a sambista Leci Brandão.

Já no Rio de Janeiro, a concentração está marcada na Praça XV, no centro, às 14h. Haverá uma caminhada pelo Boulevard Olímpico até a Praça Mauá, também no centro.

Em Porto Alegre, a manifestação será no Parque da Redenção, às 10h e contará com a apresentação de Nei Lisboa, Raul Ellwanger, Grupo Unamérica e outros artistas.

Os trabalhadores e trabalhadoras se reunirão às 9h, em Brasília, no estacionamento da Funarte. Haverá debate político com os movimentos sociais e CUT-DF, além de apresentações culturais e atividades para as crianças, com o samba da Tapera.

Outras regiões

Em Maceió-AL, o ato em defesa de direitos, democracia e Lula Livre será às 8h30, no Posto 7, no bairro de Jatiúca. Em Macapá-AP será realizada uma vigília às 9h, na sede da CUT, no bairro de Laguinho.

Manaus terá um o ato a partir das 15h, na esquina da Sete de Setembro com Avenida Eduardo Ribeiro, no centro da capital amazonense. Em Fortaleza-CE, o local de encontro dos trabalhadores será o  Centro Poliesportivo de Parangaba, na Avenida General Osório de Paiva, a partir das 15h.

Em Goiânia-GO, a manifestação será na Praça Universitária, no Setor Leste. A abertura será às 14h, com a banda Sã Consciência, além de rodas de conversa, oficina e a exibição de curtas-metragem.

Na Capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a manifestação será às 17h, na esquina da Rua Afonso Pena com a Rua 14 de Julho.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora