Movimentos
|
24 de fevereiro de 2018
|
18:00

CPERS denuncia fechamentos de escolas no Ministério Público

Por
Sul 21
[email protected]
CPERS denuncia fechamentos de escolas no Ministério Público
CPERS denuncia fechamentos de escolas no Ministério Público
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Miguel Tostes é uma entre as seis que deve fechar em Porto Alegre. Foto: Joana Berwanger/Sul21

Do CPERS Sindicato

Nesta sexta-feira (23), a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, a secretária-geral, Candida Rosseto e a diretora Vera Maria Lessês reuniram-se com a promotora de justiça, Denise Casanova Villela, no Ministério Público, em Porto Alegre. O assunto da audiência é o processo de municipalização de Sartori, através do fechamento de escolas, de turmas e turnos na rede pública estadual, inclusive escolas do campo e Educação de Jovens e Adultos (EJAs).

A vice-presidente, Solange Carvalho ressaltou que escolas, turmas e turnos estão fechando em todo Estado, destacando o principal objetivo do governo Sartori. “Sabemos exatamente o que o governo pretende, a municipalização, retirar do Estado a responsabilidade com a educação pública. Muitas vezes, os educadores nem são avisados do que está ocorrendo, somente dias antes do fechamento da instituição. Não podemos permitir que isso continue, sem ao menos conversar com a comunidade escolar, saber as necessidades e anseios de cada região”, concluiu.

Um dos casos específicos tratados foi o da E.E.E.F São Francisco, localizada em Três de Maio, no qual a 17ª CRE determinou o fechamento. “Nós não entendemos o fechamento de uma escola que concluiu o ano letivo com 231 estudantes, e que na região é a única que oferece EJA. Os estudantes do EJA terão que se deslocar 4km para continuarem os estudos, dos 108 estudantes atendidos, somente oito pediram transferência para outra escola. Está errado a forma que é imposta pelo governo o fechamento das escolas”, finalizou Vera.

Para o fechamento de escolas o governo esconde-se atrás da redução de matrículas, superlotando outras escolas e piorando o ensino dos estudantes. “Temos uma educação que é um caos no nosso Estado, poderíamos usar essa redução de alunos para potencializar a educação. Oferecer uma educação com mais qualidade aos nossos estudantes”, alertou Candida.

A promotora Denise Casanova Villela, destacou que estão fazendo o acompanhamento de fechamento de escolas no Estado. Mas, irá encaminhar para cada promotoria regional a preocupação do CPERS com esses fechamentos, com o intuito de averiguar cada caso.

No dia 14 de fevereiro a Direção Central esteve reunida com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Domingos Antônio Buffon, com o mesmo objetivo a denúncia dos fechamentos de escola no Estado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora