Movimentos
|
12 de dezembro de 2017
|
11:44

MST se prepara para o seu 18º Encontro Estadual no Rio Grande do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
MST se prepara para o seu 18º Encontro Estadual no Rio Grande do Sul
MST se prepara para o seu 18º Encontro Estadual no Rio Grande do Sul
Último Encontro Estadual do MST foi realizado no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Catiana de Medeiros – Página do MST

Cerca de 800 camponeses assentados e acampados se reunirão dos dias 13 a 15 de dezembro para avaliar internamente as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e planejar os passos a serem dados no próximo período. A iniciativa faz parte do 18º Encontro Estadual do MST do Rio Grande do Sul, que tem como lema “Nós que amamos a revolução, resistiremos”, e acontecerá no Assentamento 16 de Março, localizado na Área 1 da antiga fazenda Annoni, no município de Pontão, na região Norte gaúcha.

O evento acontece a cada dois anos e contribui no processo de organização do Movimento a nível estadual no campo das cooperativas, dos centros de formação e das atividades com os trabalhadores que atuam nas áreas de acampamentos e assentamentos. “O encontro cumpre o papel na construção da unidade política da militância e de análise do período atual. Também é um momento de projetar o MST no estado para os próximos dois anos, considerando o que vem ocorrendo no país”, afirma o dirigente estadual Cedenir de Oliveira.

A programação contará com análise das conjunturas política e agrária, com as participações do economista Guilherme Delgado e do líder nacional do MST Gilmar Mauro. Também haverá diversos debates que envolvem desde a massificação da luta pela terra até a organização das famílias assentadas. Terá ainda noite cultural e jornada socialista sobre a construção do poder popular na Venezuela. Ao final, acontecerá a posse da nova direção estadual. “Este ano haverá uma atividade que consideramos muito importante, em vista da igualdade de gênero ser um princípio do MST, que é a Assembleia dos Homens. Nós incorporamos este debate porque entendemos que a violência contra as mulheres é cometida na maioria das vezes pelos homens. Será a primeira discussão nossa sobre o assunto num encontro estadual”, completa Oliveira.

Ele acrescenta que o evento também é um momento de confraternização entre os Sem Terra e de recarregar as energias políticas para 2018. “Entendemos que ano que vem será o ano dos grandes embates políticos e o MST estará alinhado com o que acontecerá em nosso país”, diz Oliveira.

Programação

Quarta-feira, 13
9h – Abertura Oficial do 18º Encontro Estadual
10h – Análise de Conjuntura Agrária – Guilherme Delgado, economista
14h – Mulheres na Revolução Russa (intervenção mística)
14h30 – Análise de Conjuntura Política – Líder nacional do MST, Gilmar Mauro

Quinta-feira, 14
10h20 – Massificação da luta pela terra – Silvia Marques e Ildo Pereira, dirigentes nacionais do MST/RS
14h – Educação na Revolução Russa (intervenção mística)
14h30 – Como organizar as famílias assentadas – Álvaro Delatorre, engenheiro agrônomo
20h – Assembleias das Mulheres e dos Homens

Sexta-feira, 15
11h30 – Legado da Revolução Russa – Miguel Stédile, historiador
Posse da Direção Estadual e encerramento


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora