Movimentos
|
14 de novembro de 2017
|
16:32

Trabalhadores da EBC fazem greve contra intransigência e censura da direção

Por
Sul 21
[email protected]
Trabalhadores da EBC fazem greve contra intransigência e censura da direção
Trabalhadores da EBC fazem greve contra intransigência e censura da direção
Paralisação dos trabalhadores da EBC foi decidida em assembleia no último dia 10 | Foto: Divulgação

Da RBA

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entraram em greve a partir da meia-noite desta terça-feira (14), depois de a direção da empresa pública se negar a discutir reajuste salarial e ameaçar retirar direitos previstos em acordo coletivo.

Os trabalhadores denunciam que a EBC quer congelar salários e propôs reajuste zero para cláusulas econômicas, como vale-refeição, auxílio-creche e auxílio para pessoas com deficiência. Quer, ainda, acabar com o vale-cultura e com a multa em caso de descumprimento do acordo coletivo.

Eles afirmam que a greve é decorrente da intransigência da EBC em negociar com os funcionários. Foram oito reuniões em que a empresa não apresentou propostas para cláusulas econômicas. Enquanto os trabalhadores cederam em diversos pontos que buscavam avançar, de modo a preservar o acordo coletivo anterior, a EBC recuou apenas pontualmente na sua proposta que avança sobre direitos conquistados.

Em defesa da comunicação pública, os jornalistas e radialistas da EBC denunciam ainda perseguições políticas, casos de censura e ameaças da parte da diretoria nomeada pelo governo Temer há um ano.

Com sede em Brasília e filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul, a EBC faz a gestão da TV BrasilTV Brasil InternacionalAgência BrasilPortal EBCRadioagência Nacional e do Sistema Público de Rádio – composto por oito emissoras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora